Unieducar Inteligência Educacional

A Faculdade Unieducar é uma Instituição de Ensino Superior - IES, credenciada junto ao Ministério da Educação – MEC, conforme Portaria No. 958/2022 publicada no Diário Oficial da União. Possui código e-MEC No. 24490. É mantida pela Unieducar Inteligência Educacional Ltda, sendo também inscrita junto aos seguintes órgãos de controle ou fiscalização/associação:

RFB - Receita Federal do Brasil - No. CNPJ(MF) 05.569.970/0001-26
SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Governo Federal – Reg. 170038.
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – Reg. 5.189 Cat. Institucional. Abed Faculdade Unieducar
IELA - International E-Learning Association. IELA Faculdade Unieducar
ONU Global Compact. Global Compact Faculdade Unieducar 
CRA – Conselho Regional de Administração – Reg. CE PJ-3457. Registro CRA Faculdade Unieducar
Saiba mais em Idoneidade para licitar com a Administração Pública.

A Faculdade Unieducar é uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial desde fevereiro de 2003. Com sede e foro na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Inscrita no Registro Civil Público e nos demais órgãos de controle e fiscalização exigidos pela legislação vigente.

Mantém ACT - Acordo de Cooperação Técnica com o IFB - Instituto Federal de Brasília. O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Faculdade Unieducar e o IFB - Instituto Federal de Brasília prevê a cooperação técnica entre as instituições, sem ônus financeiro para as partes. Dentre os objetivos definidos está a execução de ações e programas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. O intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e informações, é também outro dos objetivos lisados no ACT. A iniciativa projeta a formação, aperfeiçoamento e especialização técnica, no âmbito das temáticas profissional e tecnológica para o desenvolvimento institucional. O referido acordo tem vigência de cinco anos, a contar da assinatura no dia 14 de outubro de 2020. Para mais detalhes e link da publicação no Diário Oficial da União, acesse a página Faculdade Unieducar e Instituto Federal de Brasília firmam Acordo de Cooperação Técnica.

A Faculdade Unieducar desenvolve a própria plataforma de e-learning, da qual faz uso em todos os programas de Extensão Universitária / Capacitação e Qualificação Profissional, como Cursos, Seminários, Palestras e Workshops. A plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA vem sendo aperfeiçoada permanentemente e hoje é utilizada como interface online que facilita o acesso dos usuários ao conteúdo dos programas ofertados pela instituição.

A Faculdade Unieducar firma diversos convênios com entidades parceiras, visando a Cooperação científica e acadêmica.

2003. Em 2003 A mantenedora Unieducar Inteligência Educacional inicia a jornada quando a EaD ainda não era uma realidade na Internet. O e-Learning foi, desde o início dessa história, uma convicção de que a Web é o ambiente mais democrático na direção da disseminação do conhecimento. A estreia como instituição de ensino se deu com o lançamento de 14 (quatorze) cursos online, todos na área do Direito e Contabilidade.

2004 a 2006. A mantenedora Unieducar Inteligência Educacional enfrentava – ainda sob o domínio ‘Justributário’ – muito preconceito e discriminação, notadamente de pessoas e instituições que não tinham a visão de vanguarda que já fazia parte de nosso DNA. Para nós, o conteúdo educacional deve estar disponível no tempo e no espaço, como um farol pronto para iluminar os terrenos mais longínquos.

2007. A partir do ano de 2007 a mantenedora Unieducar Inteligência Educacional passa a desenvolver também Seminários, Palestras e Workshops online, que se diferenciam dos cursos por serem eventos síncronos. Esses programas começaram a ser realizados quando diversos autores de renome passaram a ceder seus valiosos artigos científicos para a discussão com todos os inscritos. Até hoje os seminários ofertam gratuitamente, conteúdo relevante para fomentar discussões acadêmicas.

2007. O ano de 2007 é marcado por uma iniciativa inédita da instituição, que a diferenciou das demais instituições de educação no Brasil. A mantenedora Unieducar Inteligência Educacional criou e mantém até hoje uma interface no website que possibilita a autenticação de todos os certificados emitidos pela instituição, a partir da digitação da chave de autenticação, constante em cada certificado. Todos os certificados emitidos até hoje contêm uma sequência alfanumérica única que impede a falsificação dos certificados da Faculdade Unieducar. Além de impedir a falsificação, essa “assinatura eletrônica” fornece a segurança à instituição receptora, garantindo integridade ao documento. Em dezembro de 2007 já havíamos superado a marca dos 7.000 inscritos nos diversos programas de desenvolvimento profissional.

2008. Em 2008 uma nova Diretoria de Pesquisas Científicas foi incorporada à estrutura da entidade. A Diretoria de Pesquisas Científicas tem, desde então, a missão de conceber, executar e acompanhar novos projetos de pesquisas vinculados às áreas de atuação da entidade. A Unieducar recebeu convite para, a partir de 2008, participar da primeira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, patrocinado pelo Ministério da Educação, onde figurou em posição de destaque no cenário brasileiro, junto com as maiores instituições de ensino e desenvolvimento que atuam com educação a distância em todos os níveis. A publicação “AbraEAD” é distribuída em nível nacional, traçando o perfil das principais ações do setor.

2009. Como parte integrante das ações para ampliação de nossa área de atuação, foi criado o domínio na web intitulado Unieducar. Essa iniciativa passou a refletir melhor o posicionamento da instituição, além de dar maior visibilidade à atuação em níveis interdisciplinares.

2010. O corpo de Docentes e Articulistas é expandido de forma excepcional. Esses profissionais atuam ora ministrando cursos online, ora como articulistas de seminários, ora como autores de artigos publicados na Revista Eletrônica Justributario. Em 2010, o projeto mantido pela Unieducar para a produção de fitofármacos a partir de nanotecnologia foi selecionado pelo Programa Rhae - Pesquisador na Empresa junto ao CNPq. O programa, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), visa à inserção de mestres e doutores nas empresas. O estudo Inovação Biotecnológica: Elaboração de Fitofármacos com Nanotecnologia foi desenvolvido pela instituição em parceria com os departamentos de Química Orgânica e Inorgânica e de Físico-Química (setor de Química de Biopolímeros) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com apoio do setor privado. O ano de 2010 constitui-se em mais um marco para a Unieducar. Foi neste ano que a instituição de ensino superou a marca de 100.000 inscrições realizadas em seus diversos programas de treinamento online.

2011. A Unieducar abre novas áreas de conhecimento, ofertando cursos com videoaulas de alta qualidade visual, além de programas preparatórios para concursos e para os exames da OAB e do CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Também em 2011 a Unieducar cria uma outra revista científica intitulada Revista Científica Semana Acadêmica. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar aos professores, estudantes e pesquisadores mais um canal para a publicação de seus trabalhos científicos. A revista está devidamente registrada no Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia – IBICT – órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia com o ISSN 2236-6717.

2012. O ano se consolida como um novo marco, onde a Unieducar supera 200.000 inscrições já no mês de junho. Mais uma demonstração de posição consolidada que situa a Unieducar como uma das maiores instituições de treinamento online do Brasil.

2013. Tem início com mais uma inovação. Toda a interface é repaginada. O novo design é incorporado ao website, agregando uma navegabilidade mais amigável, ao mesmo tempo em que disponibiliza mais serviços aos alunos, que passam a contar com atendimento via 0800, além da abertura de chamados por tickets eletrônicos nas áreas de Suporte, Financeiro e de Tutoria, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento telefônico com ligações gratuitas é ampliado a todo o Brasil. Outro canal de atendimento é incorporado: o chat online ao vivo. A Unieducar supera logo no primeiro mês de 2013 a marca de 250.000 inscrições em cursos, seminários e palestras online.

2014. Um novo “face lift” no site da Unieducar é realizado. Mas as melhorias não ficam apenas na aparência. Uma nova dinâmica de navegabilidade e mais velocidade de carregamento de páginas é incorporada. A Unieducar põe também no ar em 2014 a sua TV Unieducar, que passa a disponibilizar – no YouTube - gratuitamente vídeos com dicas de Desenvolvimento Profissional. Nessa área podem ser acessadas diversas videoaulas que compõem o acervo de alguns de nossos cursos. Para acessar o conteúdo, confira o Canal da Unieducar Universidade Corporativa. O ano de 2014 supera a marca das 300.000 inscrições em nossos diversos programas de desenvolvimento profissional.

2015. Tem início com novos e pujantes desafios pela frente. Levar oportunidades de Educação, Conhecimento e Qualificação Profissional a cada vez mais pessoas é nossa principal meta. E trabalhamos diariamente para atender as demandas que nos são apresentadas, de forma mais rápida, atenciosa e prática para nossos alunos. 2015 se encerra acumulando quase 500.000 inscrições em nossos programas, atendendo também alunos de outros países.

2016. Consolidamos mais um marco na história da instituição, tendo em vista que a barreira de meio milhão (500.000) de inscrições foi rompida. A Unieducar se posiciona dentre as principais instituições de ensino – modalidade e-learning – do Brasil, atendendo milhares de profissionais da iniciativa privada e servidores públicos. Centenas de órgãos públicos acreditam os programas de qualificação profissional desenvolvidos pela instituição, como pode ser conferido no link alguns órgãos e empresas que fazem curso conosco.

2017. O ano em que a Unieducar inova ao formatar páginas exclusivas para seus professores. A partir de 2017, os professores convidados passam a dispor de uma página customizada com seu perfil profissional, artigos e cursos relacionados. Acesse a página ‘Corpo Docente’. https://unieducar.org.br/corpo-docente

2018. O ano de 2018 marca uma reestruturação da capacidade da Unieducar produzir novos conteúdos a partir da ampliação de sua base para a gravação e edição de videoaulas e outros objetos instrucionais. Novos cursos online gratuitos são incorporados à grade e a marca de 700.000 alunos atendidos é então alcançada.

2019. Já se consolida com o alcance de uma nova marca para a instituição de ensino. Ao primar pela excelência na sua infraestrutura, a Unieducar receber a chancela de selos de qualidade como a verificação do Reclame Aqui; o Google Safe Browsing; a avaliação online da e-Bit, dentre outras. 2019 foi o ano de incorporarmos novos apoios a projetos sociais, como pode ser verificado na página de Responsabilidade Social e Ambiental.

2020. Foi marcado globalmente pelo combate à pandemia, bem como adequação às medidas de segurança sanitária. Mesmo assim a instituição manteve seu firme propósito de entregar soluções em desenvolvimento acadêmico e profissional. Lançamos – logo no início da crise – mais de 500 títulos de cursos totalmente gratuitos, a visando profissionais e estudantes que foram forçados a permanecer em isolamento social. 2020 foi também o ano em que a Unieducar ampliou sua rede de parcerias estratégicas com o Acordo de Cooperação Técnica junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, conforme Extrato de Acordo de Cooperação Técnica publicado no Diário Oficial da União no dia 06 de novembro de 2020. 2020 foi também um ano de novas conquistas para a Revista Científica Semana Acadêmica,  periódico acadêmico mantida pela Unieducar. A revista passou a publicar com prefixo ISBN, a partir do momento em que a Unieducar se qualifica como Editora junto aos órgãos de validação editorial no país. A Revista Científica Semana Acadêmica também passou a atribuir o DOI – Digital Object Identifier nas publicações de trabalhos acadêmicos realizados a partir de 2020. Nesse mesmo ano de 2020 a Revista Científica Semana Acadêmica deu início ao seu processo de internacionalização com a admissão de dois professores de Portugal em seu Corpo Editorial. Esse movimento ocorreu sincronizado com a renovação de seu corpo de revisores voluntários, admitindo membros de Portugal, como se verifica na página Expediente da revista. 

2021. 2021 tem início com a decisão da Unieducar em neutralizar os gases de efeito estufa, correspondente ao efeito que os cliques em seu website geram ao redor do planeta. A Unieducar passa a mensurar e atuar para neutralizar as emissões de Gases Efeito Estufa – GEE’s advindos de acessos realizados em seu site. Além disso, a Unieducar recebe credenciamento como Escola Técnica, após a publicação do Parecer 0305/2021 da Câmara de Educação Superior e Profissional. A partir daí, passa a ofertar cursos Técnicos e Pós-Técnicos válidos junto ao MEC.

2022. O ano de 2022 termina com mais uma chancela do MEC. O Ministério da Educação – MEC credencia a Faculdade Unieducar, por meio da publicação – no Diário Oficial da União - da Portaria Nº 958, de 7 de dezembro de 2022, da lavra do Ministro De Estado da Educação. A Faculdade Unieducar passa a ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, bem como cursos, palestras, seminários e workshops enquadrados como Programas de Extensão Universitária.

A Faculdade Unieducar tem a missão de disseminar qualificação nos mais diversos campos de conhecimento. Para tanto, mantém intercâmbio e parcerias com profissionais e professores especialistas nas suas respectivas áreas de atuação. A disponibilização de programas de aperfeiçoamento profissional a distância, com uso da ferramenta de e-learning Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constitui-se em poderosa ferramenta para a consecução de nosso objetivo.

Por meio desse ambiente de aprendizagem, usuários de todo o Brasil e até do exterior podem participar de programas de treinamento e aperfeiçoamento profissional, sem a necessidade de se deslocar de suas residências ou mesmo ambiente de trabalho. Utilizada em todo o mundo desde o início do século 20, a tecnologia de aprendizagem a distância ganha novo impulso com o advento da web, que acelera e aperfeiçoa os processos, garantindo velocidade e interatividade entre usuários e tutores. Pessoas que residem em cidades do interior podem também agora contar com as mesmas possibilidades de evolução e aprimoramento antes reservado aos residentes em grandes centros, foco preferencial de disponibilização de treinamentos presenciais.

A Faculdade Unieducar se apresenta, portanto, como uma iniciativa com vistas à democratização do saber. Em nossa plataforma oferecemos também diversos programas gratuitos de treinamento (cursos, seminários e palestras online). Contamos com a sua participação para realizarmos constantes aprimoramentos. Participe! Sugira! Critique! Dê a sua contribuição! Para contatar o Coordenador Acadêmico, envie um e-mail para sac@unieducar.org.br

Suas dúvidas, sugestões, solicitações de informações ou de prestação de serviços serão acolhidas com a maior atenção. Todos os e-mails serão respondidos.

Seguiremos nosso firme compromisso de nos tornarmos um dos principais players na área da Educação profissional no Brasil.

Faculdade Unieducar